terça-feira, 28 de junho de 2011

Nova espécie de Hypsolebias

Uma nova espécie do gênero Hypsolebias é descrita do Rio Carnaíba de Dentro na bacia do Rio São Francisco, pelos ictiólogos Wilson Costa e Pedro Amorim.
O complexo de espécies Hypsolebias flavicaudatus é um clado de peixes anuais que habitam poças sazonais associadas à bacia do Rio São Francisco, na região semi-árida da Caatinga do nordeste do Brasil. A análise de caracteres tanto morfológicos quanto moleculares sustenta o reconhecimento de uma nova espécie deste complexo, aqui nomeada como Hypsolebias guanambi.

 Hypsolebias guanambi - macho

Ela foi coletada na seção superior da drenagem do Rio Carnaíba de Dentro e se distingue de todas as outras espécies do complexo por possuir a nadadeira dorsal posicionada mais posteriormente em fêmeas, presença de raios filamentosos curtos nas nadadeiras dorsal e anal em machos e menos dentes no osso segundo faringobranquial. O reconhecimento de uma espécie do complexo H. flavicaudatus endêmica da drenagem do alto Rio Carnaíba de Dentro corrobora esta região como uma importante área de endemismo para peixes anuais.

Distribuição e notas ecológicas. Hypsolebias guanambi é conhecida apenas na localidade-tipo, onde algumas poças sazonais são adjacentes a um pequeno córrego afluente do Rio Carnaíba de Dentro, que é um afluente direito do rio São Francisco, 13 km a oeste de Guanambi, Bahia, nordeste do Brasil. A localidade tipo é inserida no bioma semi-árido da Caatinga, uma região com uma temporada irregular de chuvas, entre novembro e maio, com precipitação anual, atingindo cerca de 650-830 mm. Durante os períodos de sêca, ambos pântanos e córregos da região secão. Na época da chuva, as poças eram superficiais, cerca de 0,8 m no no local mais fundo. A água estava clara a ligeiramente turva, de coloração amarelo escuro. Vegetação aquática densa estava presente em todas as partes da poça. Outras espécies encontrados na mesma poça foram Hypsolebias carlettoi (Costa & Nielsen) e Cynolebias leptocephalus Costa & Brasil. Hypsolebias guanambi nunca foi encontradas nos vários e bem amostrados pântanos sazonais em torno da cidade de Guanambi, que é habitada por H. fulminantis (Costa & Brasil) e H. ghisolfii (Costa, Cyrino & Nielsen), que são encontradas na mesma renagem, apenas a 10 km da localidade tipo H. guanambi.

  Hypsolebias guanambi - fêmea

Etimologia. O nome Guanambi refere-se à cidade de Guanambi, a qual possui vastas áreas de alagamento que se formam em torno da drenagem do Rio
Carnaíba de Dentro, habitadas por diversas espécies do gênero Hypsolebias, constituindo assim uma importante área de endemismo da família Rivulidae. O nome é Guanambi é derivada do Tupi-Guarani, que significa beija-flor.

Para saber mais: 
WILSON J. E. M. COSTA & PEDRO F. AMORIM, 2011. A new annual killifish species of the Hypsolebias flavicaudatus complex from the São Francisco River basin, Brazilian Caatinga (Cyprinodontiformes: Rivulidae). Vertebrate Zoology 61(1), 94 -104.

0 comentários: