terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Nova espécie de Ancistrus

Uma nova espécie de Ancistrus é descrita para os rios Hueque e Ricoa, pequenas drenagens isoladas no nordeste da província de Falcón (Caribe Ocidental), Venezuela. Descrita pelos ictiólogos Donald Taphorn, Jonathan Armbruster e Douglas Olarte; a espécie foi nomeada de Ancistrus falconensis


 Os adultos de Ancistrus falconensis podem ser separados de A. gymnorhynchus por apresentrem pontos pequenos e claros no abdomem (vs. abdomen uniformemente cinza nos adultos de A. gymnorhynchus), e por caracteres merísticos. A província de Falcón, onde está a localidade tipo de A. falconensis apresenta terras áridas, e os poucos ambientes aquáticos da região estão sujeitos a uma intensa demanda para uso urbano, agrícola e industrial. O desflorestamento e outros impactos, como a canalização da água dos rios e a perda acelerada de ambientes aquáticos, muito intensos na área litorânea, tornam essa espécie nova considerada vulnerável a extinção.

Coloração em álcool.  Corpo com coloração cinzenta e marrom. Parte dorsal da cabeça com pequenos pontos claros e arredondados. Abdômen nos espécimes adultos ( 60 milímetros de comprimento padrão) com pequenos pontos claros redondos. Pedúnculo caudal geralmente mais pálido, não manchado. Nadadeira dorsal geralmente com pigmentos preto na base da primeira membrana, dando forma frequentemente ao ponto verticalmente alongado. Nadadeira caudal cinza com as pontas superior e infeiror clara nos raios.

Distribuição. Província de Falcón, Venezuela. Drenagens dos rios Hueque e Ricoa. Esta espécie ocupa córregos de cabeceira deaguas claras e fundo rochoso

Etimologia. Em homenagem ao estado venezuelano de Falcón, onde é a localidade tipo da espécie.

Para saber mais:
Taphorn, D.C.; Armbruster, J.W.; Rodrígues-Olarte, D. Ancistrus falconensis n. sp. and A. gymnorhynchus Kner (Siluriformes: Loricariidae) from central Venezuelan Caribbean coastal streams. Zootaxa 2345:19–32 (2010).

Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke © Copyright 2010 ©  

0 comentários: