sábado, 30 de janeiro de 2010

Nova espécie de Nothobranchius

Uma nova espécie de killifish africano do gênero Nothobranchius é descrita nas drenagens dos rios Save, Gorongose, Pungwe e Zangue, na província de Sofala, região central de  Moçambique. Descrita pelo pesquisador Martin Reichard, da Academia de Ciências da República Tcheca, a espécie recebeu o nome de Nothobranchius kadleci. A espécie é muito similar a Nothobranchius furzeri, do qual é distinguido pela coloração (nadadeiras pélvicas vermelhas, borda vermelha e coloração do corpo vermelha intensa) e morfologia (maior distância entre as nadadeiras peitorais e pélvicas, nadadeira dorsal e anal mais curtas, e base da nadadeira anal mais curta). A distribuição conhecida dessas duas espécies é alopátrica, com N. kadleci ocorrendo ao norte juntamente com N. furzeri. 

Nothobranchius kadleci ocorre em simpatria com Nothobranchius orthonotus e Nothobranchius rachovii, os quais podem ser diferenciados claramente pelo padrão de coloração, forma corporal e características morfométricas. Um total de 12 populações foram registradas desde o sul do Rio Zambezi até  o norte do Rio Save, durante coletas em fevereiro de 2008 e Fevereiro de 2009.


Coloração em vida: Machos: A coloração varia do vermelho ao azul irisdescente aparecendo discretamente pelo corpo. Os machos completamente vermelhos possuem a nadadeira caudal vermelha. A nadadeira dorsal é vermelha com uma margem branca estreita (sobre a nadadeira inteira) ou amarela (no 1/3 anterior dos pontos e das linhas irregulares da nadadeira) na membrana da nadadeira. 


 A nadadeira anal é vermelha com uma margem branca estreita e pontos ou linhas brancas, embora a marcação branca é menos desenvolvida do que na nadadeira dorsal. As nadadeiras peitorais são vermelhas com branco ou  com as pontas azul claro As nadadeiras ventrais são vermelhas, às vezes com traços brancos. O corpo é vermelho, incluindo a cabeça, as bordas e a membrana da brânquia. As escamas possuem  sua região central azul, dando a impressão de um padrão reticulado no corpo inteiro. Em machos azuis, a cor das nadadeira é igualmente vermelho, na região da borda, com pontos azuis ou linhas muito abundantes em toda a extensão delas, com exceçãos  das nadadeiras peitorais (que são sempre vermelhas em machos selvagens e maduros, embora a cor vermelha pode ser menos desenvolvida em machos jovens). Em machos azuis, especialmente espécimes jovens, a marcação azul no corpo cobre uma grande extensão do vermelho, incluindo a área da cabeça. Os olhos de todos os machos são alaranjados ao ouro com uma faixa vertical escura.


Etimologia: A espécie é nomeada em honra a Jaroslav Kadlec (1951-2006) de Brno, República Tcheca, um renomado kiliófilo reconhecido no mundo todo através de seus artigos de criação, ecologia e fotografias de killifishes. A pronúncia correta é “khadlatsi”.

Distribuição: Foram encontradas 12 populações da nova espécie, em uma área extensa da região central de Moçambique na região norte do rio Save, incluindo as bacias dos rios Save, Gorongose, Pungwe e Zangue. A altitude dos locais de coleta variaram de 24-82 metros acima do nível do mar. A extensão latitudinal onde foram encontradas as populações de N. kadleci forma uma extensão de 300 km norte-sul



Hábitat: Todas as populações de N. kadleci foram encontradas em poças temporárias que variavam de 3 a 2150 metros cúbico de água, com uma profundidade máxima de 10-70 cm em 2008 e 50-100 cm em 2009, com água muito turva e lama no substrato. A vegetação no entorno das poças estava presente em 50% das associações, possuindo plantas aquáticas como a Nymphea em algumas delas. A temperatura variava de 27.7-38.2° C. As espécies em simpatria encontradas foram: N. orthonotus (10 casos) N. rachovii (2 casos), Barbus sp. (2 casos), Tilapia sp. (1 caso), Protopterus sp. (1 caso) e Clarias gariepinus (1 caso).
 
Para saber mais:
Reichard, M. (2010) Nothobranchius kadleci (Cyprinodontiformes: Nothobranchiidae), a new species of annual killifish from central Mozambique. Zootaxa 2332: 49–60.

Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke © Copyright 2010 ©  

0 comentários: