sábado, 24 de outubro de 2009

Nova espécie de Astyanax

Uma nova espécie do gênero Astyanax é descrita de um córrego da drenagem do médio rio Araguaia, localizado em área de Cerrado do planalto do Brasil Central. Descrita pelos ictiólogos Valdener Garutti e Paulo César Venere como Astyanax xavante, a nova espécie se distingue das demais do gênero pela combinação de caracteres pigmentares, morfométricos,merísticos, morfológicos e dentários.
A espécie descrita pertence ao complexo A. scabripinnis, caracterizado por compartilhar número reduzido de raios ramificados da nadadeira anal, altura do corpo reduzida, cabeça e corpo robustos.


Coloração em vida: Corpo com coloração acastanhado. região dorsal da cabeça e tronco com coloração marrom. Flanco acastanhado acima da linha lateral e abaixo prata a esverdeado. Dois pontos humerais verticais e difusos com coloração castanha escura.  Nadadeiras adiposa e peitorais amareladas. Metade da nadadeira pélvica amarelada e alaranjada na metade do ponto de origem dos raios. Lóbulos superior e inferior da nadadeira caudal avermelhados.


Notas ecológicas:  Astyanax xavante habita águas cristalinas e rápidas, geralmente composto por fundo de pedra e cascalho-pedra. Os peixes ocupam preferencial a superfície da água e espaços entre raizes. São mais abundantes nos cursos superiores e médios do córrego Avoadeira, e sua freqüência diminui rio abaixo. Astyanax xavante foi coletado também com A. argyrimarginatus, A. asuncionensis, A. elachylepis, Knodus sp.(Characidae) e Aequidens tetramerus (Cichlidae), apesar da freqüência reduzida dos últimos.
Astyanax xavante é um peixe onívoro e oportunista, pois estudos na sua ecologia alimentar mostraram que de um total de 357 indivíduos com  estômagos analisados, 90.4% continham algum tipo do alimento e 9.6% estavam vazios; sendo que a maioria estava composto por insetos terrestres (Himenópteros em 29% dos estômagos; Díptera em 14.1%; Homoptera em 4.2%; e o Hemípteros em 3.7%) e o restante com materias de origem vegetal; como folhas, partes pequenas de madeira, pontas de raizes, flores, frutas, algas e semente.



Etymologia: O epíteto Xavante é em referência a etnia de índios Xavante, o nativos habitantes da Serra do Roncador e médio Araguaia, Mato Grosso, Brazil.

Nome popular: “Pe’auptabi” na língua Xavante.


Para saber mais:
GARUTTI, V.; VENERE, P.C. Astyanax xavante, a new species of characid from middle rio Araguaia in the Cerrado region, Central Brazil (Characiformes: Characidae). Neotropical Ichthyology, v.7, n. 3, 2009



0 comentários: