segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Nova espécie de Hemigrammus

Uma nova espécie de Hemigrammus é descrita da bacia do rio Tiquié, um afluente do rio Uaupés, sistema do alto rio Negro, Amazonas, Brasil. Descrita pelos ictiólogos Flávio Lima, e Leandro Souza como Hemigrammus yinyang. A nova espécie pode ser facilmente diagnosticada de todas as congêneres pela presença, em vida, de uma mancha alaranjada, situada entre as duas manchas umerais, imediatamente à frente e ligeiramente acima da segunda mancha umeral. Além disso, a nova espécie pode ser diferenciada de todas suas congêneres, com exceção de H. haraldi, H. luelingi, H. neptunus, H. ocellifer, H. pretoensis e H. pulcher, pela presença de duas machas umerais. Ela pode ser distinguida de todas estas espécies por não possuir uma mancha escura no pedúnculo caudal (vs. mancha no pedúnculo caudal presente). É proposto um grupo monofilético dentro de Hemigrammus, englobando a espécie nova, junto a Hemigrammus ocellifer, H. neptunus, H. guyanensis, H. luelingi, H. pulcher e H. haraldi, baseado na presença compartilhada de derivado arranjo de ganchos na nadadeira anal de machos maduros e em algumas características de pigmentação.
.

Uma discussão sobre a presença e arranjo de ganchos na nadadeira anal no gênero Hemigrammus e nos gêneros Parapristella e Petitella é apresentada, baseado num extenso exame de espécimes pertencentes a esses gêneros. É hipotetizado que a associação entre ganchos na nadadeira anal e tecido denso presumivelmente secretório, encontrado em todas as espécies examinadas de Hemigrammus, Parapristella,Petitella e Hyphessobrycon, é um mecanismo para facilitar a ruptura das paredes celulares e provocar, em conseqüência, a liberação das secreções celulares.
.
Etimologia: Yin Yang é uma representação do príncipio da dualidade, o conceito tem sua origem no Taoismo da China antiga, base da filosofia e metafísica da cultura desse país. Yin, no chinês, significa original mente “sunless”, como lado do norte de uma montanha, e como um conceito evoluído para personificar o elemento escuro, passivo, feminino, correspondendo à noite, o inverno, água, e a terra. Yang significa original mente “sunny”, como o lado do sul de uma montanha, e ela veio personificar o elemento brilhante, ativo, masculino, correspondendo ao dia, o verão, ar e o fogo. Todas as forças na natureza são expressões do yin e dos estados de yang.  A nova espécie é nomeada na alusão as complementares manchas humerais alaranjada e negra, que são reminiscentes do diagrama de Taiji, a representação do estado do absoluto não diferenciado, abrangendo o yin e as qualidades de yan.
.
 
Para saber mais: Lima, F.C.T.; Sousa, L.M. (2009) A new species of Hemigrammus from the upper rio Negro basin, Brazil, with comments on the presence and arrangement of anal-fin hooks in Hemigrammus and related genera (Ostariophysi: Characiformes: Characidae). Aqua, International Journal of Ichthyology 15, pp. 153–168.

Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke © Copyright 2009 ©

1 comentários:

Unknown disse...

ricardo é o giovane vizinho muito daora o blog

vem ve o aquario aqui em casa

falou abraço