sábado, 18 de abril de 2009

Uma nova espécie de Jupiaba

Uma nova espécie do gênero Jupiaba é descrita do rio Curuá, um tributário do rio Iriri, bacia do rio Xingu, Pará, Brasil.

Descrita pelos ictiólogos brasileiros José Birindelli, Angela Zanata, Leandro Sousa e André Netto-Ferreira, a nova espécie foi denominada Jupiaba kurua, diferindo de seus congêneres pela combinação única de dentes com cúspides aproximadamente de mesmo tamanho, dentes do dentário gradualmente menores posteriormente e pelo colorido, que consiste em manchas escuras na base da maioria das escamas laterais do corpo, mancha umeral alongada e inconspícua, e mancha caudal redonda e conspícua , e 21 a 24 raios ramificados na nadadeira anal. A nova espécie é similar e possivelmente táxon irmão de J. meunieri. Comentários sobre o endemismo da fauna de peixes do alto rio Curuá são fornecidos.


Coloração: Corpo e cabeça que tendem a empalidecer abaixo da linha lateral, sendo mais escuro cima desta. Nadadeira dorsal e adiposas alaranjadas; peitorais, pélvicas, anais e caudais amarelas. Nadadeira anal com uma faixa escura próximo do ponto de origem. Olhos negros em sua maioria, com exceção da região superior que é vermelha.

Dimorfismo sexual: Ganchos ósseos nas nadadeira pélvica e anal nos machos analisados.


Etimologia: kurua, proveniente da língua do tupi, uma alusão a localidade tipo, o rio Curuá. Um substantivo na justaposição.


Distribuição geográfica: Jupiaba kurua é encontrada no alto rio Curuá, acima das duas grandes quedas na Serra do Cachimbo. O rio Curuá é um tributário do rio Iriri, um dos grande tributário do baixo rio Xingu. Coleções feitas abaixo as cachoeiras indicam que a espécie nova pode ser restringida à parcela isolada do rio acima das quedas.


Notas ecológicas: O rio Curuá é um rio de águas límpidas e transparentes. A análise do estômago de seis espécimes revelou a presença de formigas; pequenas vespas; ninfas; larvas de diptera; larvas, crisálidas e adultos de Chironomus; escamas de Characiformes; raios de nadadeira; algas filamentous; sedimento; fragmentos não identificados de inseto e fragmentos vegetais não identificados. Os fragmentos vegetais e algas eram os alimentos principais encontrados nos espécimes examinados, adicionados a presença de insetos aloctones e outros autóctones; sugere que a espécie Jupiaba kurua seja onivora, com uma plasticidade considerável em sua dieta. A larga escala de alimentos na dieta da espécie sugere que ela explore os recursos disponíveis ao longo da coluna d'água.


Para saber mais:
Birindelli, J.L.O.; Zanata, A. M.; Sousa, L. M.; Netto-Ferreira, A. L. New species of Jupiaba Zanata (Characiformes: Characidae) from Serra do Cachimbo, with comments on the endemism of upper rio Curuá, rio Xingu basin, Brazil. Neotropical Ichthyology, 7(1):11-18, 2009.

Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke © Copyright 2009 ©

0 comentários: