sexta-feira, 3 de abril de 2009

Nova espécie do gênero Labrisomus


Uma nova espécie do gênero Labrisomus é descrita no arquipélago de Fernando de Noronha no nordeste do Brasil. Descrita pelos pesquisadores Ivan Sazima, Alfredo Carvalho-Filho, João Gasparini e Cristina Sazima; a mesma foi nomeada de Labrisomus conditus.


Difere de seus congeneres do Atlântico oeste pela seguinte combinação de caracteres: Cirro da nuca quando comprimido não alcança a origem da nadadeira dorsal, 68 a 75 escamas na linha lateral, primeiro e segundo espinho ligeiramente mais curtos na nadadeira dorsal. Pontos pálidos sobre o corpo de coloração azulada quando em vida, ponto escuro opercular com a margem pálida, larga, incompleta e difusa (alaranjado em vida).


A nova espécie é um bottom-dweller (habitante bentônico) e territorial em costas rochosas, sendo encontrado entre algas e fendas em profundidades de 0,5 a 6 metros de profundidade. É a quinta espécie descrita dentro do gênero Labrisomus encontrado no Atlântico oeste.


Etimologia. Do latim conditus = escondido, uma alusão a esta espécie que não tinha sido identificada.


História natural: Labrisomus conditus é um habitante bentônico e territorial de costões rochosos, sendo encontrado entre algas e fenda. Fêmeas juvenis da espécie são frequentemente encontradas em substratos arenosos perto de rochas. A espécie se alimenta principalmente de crustáceos e moluscos. Os machos na época de reprodução atraem as fêmeas indicando a cabeça avermelhada e as faixas escuras em um fundo mais claro.


Para saber mais:

SAZIMA, I.; CARVALHO-FILHO, A.; GASPARINI, J.L.; SAZIMA, C. A new species of scaly blenny of the genus
Labrisomus (Actinopterygii: Labrisomidae) from the tropical West Atlantic. Zootaxa 2015: 62-68, 2009.

Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke © Copyright 2009 ©

0 comentários: