domingo, 29 de março de 2009

Uma nova espécie do gênero Corumbataia

Um nova espécie do gênero Corumbataia é descrita da bacia do alto rio Tocantins na Chapada dos Veadeiros, Goiás, Brasil central.
Descrita pelo ictiólogo brasileiro Tiago Carvalho, a nova espécie recebeu o nome de Corumbataia veadeiros. A mesma se diferencia das demais espécies do gênero Corumbataia pela ausência de um tufo de odontódeos alongados no supraoccipital; canal infraorbital entrando na série infraorbital e pelo padrão de colorido da nadadeira caudal, que é composto por barras verticais escuras.

Coloração em álcool - Coloração marrom na superfície dorsal e lateral da cabeça e no corpo uma coloração claro ao marrom escuro. A cabeça e o corpo apresentam áreas quase despigmentadas no ventre, com exceção da região próxima a nadadeira anal. Superfície dorsal da cabeça mais escura que a do corpo e margem ventral lateral da cabeça amarelada. Uma linha escura ao longo do corpo acima da linha lateral e a maioria das nadadeiras hialinas, outras com cromatóforos.

Dimorfismo sexual - Caracterizado pela presence de uma papilla urogenital, logo após o ânus de alguns machos, contra a ausência das papilas nas fêmeas. Machos adultos possuem uma borda maior na superfície dorsal e o primeiro raio com um diâmetro maior na nadadeira pélvica.
Distribuição - Corumbataia veadeiros é encontrada no tributaros do Rio das Almas e Ribeirão dos Bois, ambos tributários do rio Paranã, bacia do rio Tocantins, Goiás, Brazil.

Variação Geográfica - As populações do Rio das Almas e Ribeirão dos Bois diferem na escala morfométrica e na pigmentação. A população do Ribeirão dos Bois possuem o pedúnculo caudal mais alto (12.3–13.3% vs. 10.0–11.9% do comprimento padrão do corpo na população do Rio das Almas) e um focinho longo (53.1–60.2% com uma média de 56.7% vs. 49.2–55.2% com uma média de 51.9% da altura padrão na população do Rio das Almas). A população do Ribeirão dos Bois é relativamente mais escura que a do Rio das Almas.
Etimologia - O epíteto veadeiros refere-se a Chapada dos Veadeiros, uma formação caracterizada por platos planos, situados ao sul dos tributários da nova espécie descoberta.


Para saber mais:

CARVALHO, T. P. A New Species of Corumbataia (Siluriformes: Loricariidae: Hypoptopomatinae) from Upper Rio Tocantins Basin, Central Brazil. Copeia, No. 3, 552–557, 2008.
Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke © Copyright 2009 ©

0 comentários: