terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Nova espécie de Crenicichla

Uma nova espécie do gênero Crenicichla é descrita dos ribeirões Tembey, Pirayuy, Pirapó e Poromoco, todos afluentes do rio Paraná no Paraguai. Descrita pelo ictiólogo sueco Sven Kullander, a nova espécie foi nomeada de Crenicichla mandelburgeri.



Crenicichla mandelburgeri
é particularmente similar a Crenicichla niederleinii, C. mucuryna e C. jaguarensis. Distingue-se de seus congeneres, pela presença de barras verticais estreitas e numerosas ao longo do corpo em espécimes jovens, as quais são substituídas nos adultos por uma faixa horizontal escura e irregular. Além disso, possuem uma mancha caudal distinta de seus congêneres, além de numerosas escamas na linha lateral, uma maxila mais baixa do que a parte superior e por a borda pré opercular serrilhada.


Coloração no álcool. Porção inferior do corpo de coloração branco amarelado. Pré maxilar e interobital cinzas escuro. Laterais amarelo acastanhados; cada escama possui margem marrom escuro. As escamas da linha lateral possuem um ponto escuro longe do ponto de origem. Faixa horizontal escura e irregular no corpo todo.

Mandelburgeri é uma homenagem a ictiologista paraguaio Darío Mandelburger, coordenador Proyecto Vertebrados del Paraguay 1992–1999, momento em que C. mandelburgeri foi coletado.

Alguns dos espécimes foram coletados em ribeirões de águas rápidas, túrbidas e acastanhadas, com 5 a 10m de largura e a 1m de profundidade. Outros foram coletados em afluentes menores, com cerca de 3m de largura, e variação da velocidade e transparência da água, possuindo como substrato areia e pedras, geralmente sem vegetação.

Para saber mais:
Kullander, S.O. Crenicichla mandelburgeri, a new species of cichlid fish (Teleostei: Cichlidae) from the Paraná river drainage in Paraguay. Zootaxa 2006: 41–50, 2009.


0 comentários: