terça-feira, 29 de julho de 2008

Peixes ornamentais apreendidos no Pará

Mais de mil peixes ornamentais foram apreendidos na última quinta-feira (24) no aeroporto de Santarém (PA) por fiscais do Ibama.


Geophagus altifrons

A documentação para o transporte dos peixes não foi apresentada, nem há informações sobre a sua origem. Algumas espécies apreendidas estão ameaçadas de extinção, como o acari-zebra (Hypancistrus zebra), endêmico na bacia do Xingu, cuja comercialização é proibida. O responsável pela carga ilegal foi notificado e será autuado tão logo os peixes sejam contados e todas as espécies identificadas, o que é imprescindível para o cálculo do valor da multa.

Hypancistrus zebra

Os peixes estavam acondicionados em mais de 50 isopores que seriam embarcados para São Paulo. Devido às condições inadequadas de transporte, a impossibilidade de devolução dos animais ao seu hábitat em tempo hábil e todos os procedimentos de análise técnica para a soltura, vários dos animais morreram e serão incorporados a coleções zoológicas de institutos de educação e científicos, para serem utilizados em educação ambiental e pesquisa.

Rio Xingu



2 comentários:

Daniel disse...

tem um selo pra vc no meu blog... :D

abraços amigo...

t+

|Renata_Emy| disse...

Oiê meu querido!
Vim avisar que tem prêmio p/ vc em meu blog!
Passa lá! ;D
Bjs