sábado, 26 de julho de 2008

Ciência

Peixe usa grunhido para assustar rivais

Já se sabia que algumas espécies, como o peixe-sapo, produzem sons para atrair fêmeas e espantar rivais, mas o estudo da equipe do professor Andrew Bass, da Universidade de Cornell, indica que a área do cérebro que controla a vocalização é extremamente primitiva."Ouvimos sapos coaxar, passarinhos cantar e ouvimos isso o tempo todo, estamos acostumados com isso. Mas acho que podemos dizer que a maioria das pessoas não sabe que peixes usam sons para comunicação social", disse Bass.

Peixe sapo - Antennarius pictus
O peixe-sapo, encontrado na costa dos Estados Unidos no Oceano Pacífico, se abriga em cavernas e emite ruídos durante horas para atrair fêmeas. As interessadas deixam ovas sobre o teto dos abrigos. O animal também defende o seu território com grunhidos e ruídos, que espantam outros machos.

Peixe sapo - Antennarius pictus
O circuito vocal descoberto pela equipe do professor Bass fica em um local e tem função muito semelhantes aos de anfíbios, aves e mamíferos. Essa semelhança pode indicar, segundo o estudo publicado na Science, que a estrutura vocal surgiu primeiro em um antepassado dos vertebrados atuais e então se espalhou para várias espécies.

Fonte: BBC


2 comentários:

|Renata_Emy| disse...

Caracas!
Que bicho feio!
o.O"

Osc@r Luiz disse...

Hahahahaha!
Esse post eu vou levar para o "Meu Álbum de Família".
É inevitável!
Abração!