quarta-feira, 21 de maio de 2008

Atlantirivulus - novo subgênero de Rivulus

Atlantirivulus, novo subgênero de Rivulus Poey, é descrito para incluir um grupo de espécies bem definidas e isoladas geograficamente, endêmicas do leste do Brasil, anteriormente conhecido como o grupo de espécies Rivulus santensis. Ele inclui oito espécies, todas vivendo em ambientes da Mata Atlântica: Rivulus santensis Köhler, a espécie tipo do novo subgênero, Rivulus depressus Costa, Rivulus haraldiolii Berkenkamp, Rivulus janeiroensis Costa, Rivulus lazzarotoi Costa, Rivulus luelingi Seegers, Rivulus nudiventris Costa & Brasil e Rivulus simplicis Costa.


Atlantirivulus santensis "Bertioga" - macho

Atlantirivulus janeiroensis "Barra da Tijuca" - macho

Atlantirivulus simplicis "Jabaquara" - macho


Para conhecer mais do trabalho, consulte em:

Costa, W.J.E.M. Atlantirivulus, a new subgenus of the killifish genus Rivulus from the eastern Brazilian coastal plaines (Teleostei: Cyprinodontiformes: Rivulidae). Vertebrate Zoology v.58, p.45-48, 2008

Fotos: Gentilmente cedidas por Francisco Falcon - Killifish Brasil - The Blogger

Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke
©
Copyright 2008 ©

2 comentários:

Daniel disse...

cara..como eh o nome dele mais popular??

abraços

sentinela disse...

Eu tive vários desses. Teve uma época que meu hobby era aquarismo, na minha casa em Bertioga o quintal era um mosaico de tanques, cheguei a criar mais de 50 espécies de peixes o Rivulus era uma delas, ele me lembra a traíra, quando eu era garoto e morava no Guarujá, onde também ocorria essa espécie, nos o chamávamos de mini traíra.