sábado, 8 de março de 2008

killifishes Sul-Americanos

Uma revisão feita no gênero Simpsonichthys pelo ictiólogo Wilson Costa que envolve cerca de 50 espécies válidas, subdivide-o em cinco subgêneros: (Simpsonichthys, Hypsolebias, Ophthalmolebias, Xenurolebias e Spectrolebias)


Xenurolebias, encontrados nas planícies litorâneas do Brasil oriental, incluindo somente S. myersi.


Xenurolebias myersi


Ophthalmolebias, encontrado ao longo das bacias dos rios que desaguam no litoral do Brasil oriental, incluindo S. constanciae, S. suzarti, S. bokermanni, S. perpendicularis e S. rosaceus.

Ophthalmolebias constanciae


Simpsonichthys, no Brasil central, no alto rio Paraná, alto Araguaia e nas bacias superiores do rio São Francisco, compreende o S. cholopteryx, o S. parallelus, o S. nigromaculatus, o S. punctulatus, o S. boitonei, o S. santanae e o S. zonatus.

Simpsonichthys boitonei

Spectrolebias, no médio rio Tocantins, nas bacias do médio Araguaia, Xingu, Mamoré e Paraguai; incluindo Brasil, Bolívia e Paraguai, ondem constam o S. reticulatus, S. costai, S. chacoensis, S. filamentosus e o S. semiocellatus.


Spectrolebias reticulatus

Hypsolebias, no rio São Francisco, Tocantins, médio Jequitinhonha e bacias mais baixas do rio Jaguaribe e bacias litorânes isoladas no nordeste do Brasil, compreendendo o S. ocellatus, o S. rufus, o S. stellatus, o S. nielseni, o S. notatus, o S. radiosus, o S. similis, o S. gibberatus, o S. virgulatus, o S. trilineatus, o S. auratus, o S. hellneri, o S. adornatus, o S. fulminantis, o S. carlettoi, o S. magnificus, o S. picturatus, o S. antenori, o S. macaubensis, o S. mediopapillatus, o S. ghisolfii, o S. igneus, o S. flavicaudatus, o S. flagellatus, o S. janaubensis, o S. marginatus, o S. delucai, o S. alternatus, o S. fasciatus, o S. multiradiatus, o S. flammeus e o S. brunoi.


Hypsolebias fulminantis

A revisão estudou todas as 50 espécies detalhadamente, gerando esta nova classificação através das chaves de identificação.


Hypsolebias picturatus

Para mais informação, veja: Costa, WJEM (2007) Taxonomic revision of the seasonal South American killifish genus Simpsonichthys (Teleostei: Cyprinodontiformes: Aplocheiloidei: Rivulidae). Zootaxa 1669, pp. 1–134.


Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke
©
Copyright 2008 ©

0 comentários: