sexta-feira, 21 de março de 2008

Dia Internacional da Água

O Dia Internacional da Água é uma oportunidade para as pessoas e os administradores públicos pensarem em evitar o desperdício.


Neste dia 22 de março comemora-se o Dia Internacional da Água e o ano de 2008 foi escolhido pela ONU como o Ano Internacional do Saneamento. É uma ótima oportunidade para mudarmos a forma de pensar a questão da água no Brasil. Em pesquisa recente da H2C - Consultoria e Planejamento de Uso Racional da Água, notou-se que o brasileiro gasta, em média, cinco vezes mais água do que o volume indicado como suficiente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A organização recomenda o consumo diário de 40 litros diários por pessoa, enquanto no Brasil são consumidos 200 litros dia/pessoa, em média. Gastamos 5 vezes mais água que o necessário.


É preciso lembrar que, das águas da Terra, apenas 2,5% são doces e, destas, mais de dois terços não estão disponíveis para consumo humano. O Brasil detém cerca de 12% da água doce disponível no mundo, mas mais da metade (54%) desse total localiza-se na Amazônia e na bacia do rio Tocantins, onde está a menor população por quilômetro quadrado do País. Essa situação faz com que metrópoles dos Estados do Sul/Sudeste e Nordeste brasileiros sejam obrigadas a buscar água em mananciais cada vez mais distantes, devido à poluição das águas por dejetos humanos e industriais e ao assoreamento de rios, lagos e represas, a um custo que aumenta exponencialmente e com danos ao meio ambiente.

Para o consultor e especialista em projetos de Uso Racional da Água, Paulo Costa, as prefeituras, os governos estaduais e federal deveriam começar dando o exemplo. “Se os prédios públicos, as escolas, hospitais adotassem medidas racionalizadoras seria, além de um belo exemplo para a sociedade, uma economia gigantesca no gasto da água. Além disso, com o dinheiro economizado essas autarquias poderiam investir em campanhas de conscientização através de ações educativas junto à comunidade, esclarecendo sobre as maneiras de evitar o desperdício”, explica.



10 Mandamentos da Economia de água

1- Quando estiver lavando pratos com a mão, não deixe a água escorrer enquanto enxaguando. Encha uma vasilha com água de lavar e outra com água de enxaguar.

2- Coloque a funcionar sua máquina de lavar louças ou roupas quando estiverem cheias. Você pode economizar 3.600 litros de água por mês.

3- Use uma vassoura no lugar de uma mangueira para limpar suas calçadas e economize água, tempo e dinheiro.

4- Se o seu chuveiro enche um vasilhame de 5 litros em menos de 15 segundos, troque o seu chuveiro por um mais eficiente.
5- Reduza o seu tempo de banho em 1 ou 2 minutos e você economizará até 540 litros de água por mês.

6- Ao usar a lavadora de roupa, verifique o nível da água para a carga da máquina.

7- Feche a torneira enquanto escova os dentes e economize até 1.000 litros de água por mês.

8- Feche a água enquanto você ensaboar seus cabelos e economize até 500 litros de água por mês.

9- Feche a torneira enquanto faz a barba e economize ate 1.000 litros de água em um mês.

10- Lave seu carro sobre o gramado e você molhará a grama ao mesmo tempo.


Fonte: H2C

0 comentários: