sábado, 6 de outubro de 2007

Apistogramma pulchra

Semana Apistogramma no Nature Planet.



Nome popular: Apistograma pulchra
Nome científico:Apistogramma pulchra

Aquário mínimo: 40l

Habitat original: América do Sul Região: Bacia amazônica, Rio Madeira.

Família: Ciclídeos

pH: min: 5,5 max :7,2

Temperatura: min: 24ºC max: 28ºC

GH: min: 10 max: 20

Tamanho máximo: 5 cm machos e 3 cm fêmeas

Manutenção: Média

Agressividade: Mínima

Alimentação: Flocos, bits, alimentos vivos em geral.

Coloração:
Os machos lembram através de sua coloração os Apistogramma agassizi e o Apistogramma gephyra. Sua cauda possui a parte central azulada com as extremidades amarelas. A nadadeira dorsal é praticamente baixa, possuindo uma linha alaranjada estreita na parte superior.
Possui uma faixa negra que se inicia-se nos olhos e se estende por todo o corpo até a base da cauda, e nesta mesma faixa, logo após os olhos inicia-se uma faixa amarela superior a faixa negra, estendendo-se até a metade do corpo.
Reprodução:
Faz suas posturas em cavernas na natureza geralmente. Para estimular a postura dos peixes, devemos alimenta-los com alimentos vivos, como artêmias, larvas dos insetos, daphnia ou larvas de frutas. A fêmea se encarrega em defender a postura, e o macho de proteger a área do ninho. Os alevinos nascem depois de 24 a 36 horas após a postura e devem ser alimentados com microvermes e naupilos de artemia.
Referências:
Livros pesquisados: AXEROLD, H. R.; BURGESS, W. E.; PRONE, N. ; AXEROLD, G. S. ; BORUCHOWITZ, D. E. Aquarium fishes of the world. T. F. H. Publications, 1018 p

Sites Pesquisados:

Fotos:
Daniel Soler

Adaptado e traduzido por Ricardo Britzke
©
Copyright 2007 ©

0 comentários: